Romanos – רומיא [Romiyah] – 05

Daniel Alves Pena

Romanos – רומיא [Romiyah] – 05

1 Tendo sido, pois, justificados pela Emunah, temos schalom com Elohím, por nosso Adhonay Yeschua Ha’Maschiyah;
2 Pelo qual também temos entrada pela Emunah a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Elohím.
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 E a esperança não traz confusão, porquanto o ahavah de Elohím está derramado em nossos corações pelo Ruarh Ha’Kodesch que nos foi dado.
6 Porque o Maschiyah, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8 Mas Elohím prova o seu ahavah para conosco, em que o Maschiyah morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Elohím pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Elohím por nosso Adhonay Yeschua Ha’Maschiyah, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à toráh estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo toráh.
14 No entanto, a morte reinou desde Adam até Moshêh, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adam, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Elohím, e o dom pela graça, que é de um só homem, Yeschua Ha’Maschiyah, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na êmeth, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Yeschua Ha’Maschiyah.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
20 Veio, porém, a toráh para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Yeschua Ha’Maschiyah nosso Adhonay.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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