Romanos – רומיא [Romiyah] – 04

Daniel Alves Pena

Romanos – רומיא [Romiyah] – 04

1 Que diremos, pois, ter alcançado Avraham, nosso pai segundo a carne?
2 Porque, se Avraham foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Elohím.
3 Pois, que diz a Escritura? Creu Avraham em Elohím, e isso lhe foi imputado como justiça.
4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua Emunah lhe é imputada como justiça.
6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Elohím imputa a justiça sem as obras, dizendo:
7 Benditos aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8 Bem-aventurado o homem a quem o Há’Shem Y’H’W’H’ não imputa o pecado.
9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a Emunah foi imputada como justiça a Avraham.
10 Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da Emunah, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
12 E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela Emunah que teve nosso pai Avraham, que tivera na incircuncisão.
Romanos
13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pelo legalismo a Avraham, ou à sua posteridade, mas pela justiça da Emunah.
14 Porque, se os que são da escola legalista são herdeiros, logo a Emunah é vã e a promessa é aniquilada.
15 Porque a toráh opera a ira. Porque onde não há toráh também não há transgressão.
16 Portanto, é pela Emunah, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da toráh, mas também à que é da Emunah que teve Avraham, o qual é pai de todos nós,
17 (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Elohím, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19 E não enfraquecendo na Emunah, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
20 E não duvidou da promessa de Elohím por incredulidade, mas foi fortificado na Emunah, dando glória a Elohím,
21 E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
22 Assim isso lhe foi também imputado como justiça.
23 Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,
24 Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Yeschua nosso Adhonay;
25 O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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