Romanos – רומיא [Romiyah] – 08

Daniel Alves Pena

Romanos – רומיא [Romiyah] – 08

1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão no Maschiyah Yeschua, que não andam segundo a carne, mas segundo o Ruarh.
2 Porque a toráh do Ruarh de vida, no Maschiyah Yeschua, me livrou da domínio do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à toráh, visto como estava enferma pela carne, Elohím, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que a justiça da toráh se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Ruarh.
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Ruarh para as coisas do Ruarh.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Ruarh é vida e schalom.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Elohím, pois não é sujeita à toráh de Elohím, nem, em êmeth, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Elohím.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Ruarh, se é que o Ruarh de Elohím habita em vós. Mas, se alguém não tem o Ruarh do Maschiyah, esse tal não é dele.
10 E, se o Maschiyah está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o ruarh vive por causa da justiça.
11 E, se o Ruarh daquele que dentre os mortos ressuscitou a Yeschua habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou o Maschiyah também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Ruarh que em vós habita.
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Ruarh mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Ruarh de Elohím, esses são filhos de Elohím.
15 Porque não recebestes o ruarh de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Ruarh de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Ruarh testifica com o nosso ruarh que somos filhos de Elohím.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Elohím, e co-herdeiros do Maschiyah: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Elohím.
20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Elohím.
22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Ruarh, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
26 E da mesma maneira também o Ruarh ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Ruarh intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Ruarh; e é ele que segundo Elohím intercede pelos santos.
28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Elohím, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Elohím é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Elohím? É Elohím quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é o Maschiyah quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Elohím, e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do ahavah do Maschiyah? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por ahavah de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os melarríms, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do ahavah de Elohím, que está no Maschiyah Yeschua nosso Senhor.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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