Romanos – רומיא [Romiyah] – 03

Daniel Alves Pena

Romanos – רומיא [Romiyah] – 03

1 Qual é, pois, a vantagem do yehudi? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Elohím lhe foram confiadas.
3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Elohím?
4 De maneira nenhuma; Sempre seja Elohím verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.
5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Elohím, que diremos? Porventura será Elohím injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
6 De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Elohím o mundo?
7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a êmeth de Elohím para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto Yehudim como arameus, todos estão debaixo do pecado;
10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Elohím.
12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
13 A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
14 Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 Em seus caminhos há destruição e miséria;
17 E não conheceram o caminho da schalom.
18 Não há temor de Elohím diante de seus olhos.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a toráh diz, aos que estão debaixo do legalismo(preceitos de homens) o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Elohím.
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da toráh, porque pela toráh vem o conhecimento do pecado.
21 Mas agora se manifestou a partir da toráh a justiça de Elohím, tendo o testemunho da toráh e dos navys;
22 Isto é, a justiça de Elohím pela Emunah em Yeschua Ha’Maschiyah para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Elohím;
24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há no Maschiyah Yeschua.
25 Ao qual Elohím propôs para propiciação pela Emunah no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Elohím;
26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem Emunah em Yeschua.
27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual toráh? Das obras? Não; mas pela toráh da Emunah.
28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela Emunah sem as obras da toráh.
29 É porventura Elohím somente dos Yehudim? E não o é também dos goiym? Também dos goiym, certamente,
30 Visto que Elohím é um só, que justifica pela Emunah a circuncisão, e por meio da Emunah a incircuncisão.
31 Anulamos, pois, a toráh pela Emunah? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a toráh.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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