Romanos – רומיא [Romiyah] – 02

Daniel Alves Pena

Romanos – רומיא [Romiyah] – 02

1 Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
2 E bem sabemos que o juízo de Elohím é segundo a êmeth sobre os que tais coisas fazem.
3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Elohím?
4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Elohím te leva ao arrependimento?
5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Elohím;
6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à êmeth e obedientes à iniquidade;
9 Tribulação e angústia sobre toda a néfesch do homem que faz o mal; primeiramente do yehudi e também do arameu;
10 Glória, porém, honra e schalom a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao yehudi e também ao arameu;
11 Porque, para com Elohím, não há acepção de pessoas.
12 Porque todos os que sem toráh pecaram, sem toráh também perecerão; e todos os que sob a toráh pecaram, pela toráh serão julgados.
13 Porque os que ouvem a toráh não são justos diante de Elohím, mas os que praticam a toráh hão de ser justificados.
14 Porque, quando os goiym, que não têm toráh, fazem naturalmente as coisas que são da toráh, não tendo eles toráh, para si mesmos são toráh;
15 Os quais mostram a obra da toráh escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
16 No dia em que Elohím há de julgar os segredos dos homens, por Yeschua Ha’Maschiyah, segundo as minhas boas novas.
17 Eis que tu que tens por sobrenome yehudi, e repousas na toráh, e te glorias em Elohím;
18 E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído pela toráh;
19 E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
20 Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da êmeth na toráh;
21 Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
23 Tu, que te glorias na toráh, desonras a Elohím pela transgressão da toráh?
24 Porque, como está escrito, o nome de Elohím é blasfemado entre os goiym por causa de vós.
25 Porque a circuncisão é, na êmeth, proveitosa, se tu guardares a toráh; mas, se tu és transgressor da toráh, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da toráh, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a toráh, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da toráh?
28 Porque não é yehudi o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
29 Mas é yehudi o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no ruarh, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Elohím.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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