João - [Yohanam] יוחנן ג (Agraciado por Deus) – 03

Daniel Alves Pena

João - [Yohanam] יוחנן ג (Agraciado por Deus) – 03

1 E havia entre os paruschs um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos Yehudim.
2 Este foi ter de noite com Yeschua, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Elohím; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Elohím não for com ele.
3 Yeschua respondeu, e disse-lhe: Na êmeth, na êmeth te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Elohím.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Yeschua respondeu: Na êmeth, na êmeth te digo que aquele que não nascer da água e do Ruarh, não pode entrar no reino de Elohím.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Ruarh é ruarh.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Ruarh.
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 Yeschua respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Ysrael, e não sabes isto?
11 Na êmeth, na êmeth te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
14 E, como Moshêh levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 Porque Elohím amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Elohím enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Elohím.
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas quem pratica a êmeth vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Elohím.
22 Depois disto foi Yeschua com os seus talmidim para a terra da Yehudá; e estava ali com eles, e batizava.
23 Ora, Yohanam batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram imergidos.
24 Porque ainda Yohanam não tinha sido lançado na prisão.
25 Houve então uma questão entre os talmidim de Yohanam e os Yehudim acerca da purificação.
26 E foram ter com Yohanam, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Yarden, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
27 Yohanam respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
28 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Maschiyah, mas sou enviado adiante dele.
29 Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
31 Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.
32 E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho.
33 Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Elohím é verdadeiro.
34 Porque aquele que Elohím enviou fala as palavras de Elohím; pois não lhe dá Elohím o Ruarh por medida.
35 O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Elohím sobre ele permanece.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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