Hebreus - [Ivrim] עברים (Judeu da Casa de Yahudah) - 07

Daniel Alves Pena

Hebreus - [Ivrim] עברים (Judeu da Casa de Yahudah) - 07
Yehudim (Judeu da Casa de Yahudah)
O nome "hebreus" vem do hebraico "Ivrim", que significa "descendentes de Héber"

1 Porque este Malqui Tsedeque, que era rei de Shalém, Kohén do Elohím Altíssimo, e que saiu ao encontro de Avraham quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também Avraham deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Shalém, que é rei de schalom;
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Elohím, permanece Kohén para sempre.
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Avraham deu os dízimos dos despojos.
5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a toráh, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Avraham.
6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Avraham, e abençoou o que tinha as promessas.
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, por meio de Avraham, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Malqui Tsedeque lhe saiu ao encontro.
11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a toráh), que necessidade havia logo de que outro Kohén se levantasse, segundo a ordem de Malqui Tsedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Aaron?
12 Porque, renovando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também renovação na toráh.
13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Yehudá, e concernente a essa tribo nunca Moshêh falou de sacerdócio.
15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Malqui Tsedeque se levantar outro Kohén,
16 Que não foi feito segundo a toráh da mytsvah carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és Kohén eternamente, segundo a ordem de Malqui Tsedeque.
18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 (Pois a toráh nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Elohím.
20 E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos Kohéns,
21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Há’Shem Y’H’W’H’, e não se arrependerá; Tu és Kohén eternamente, segundo a ordem de Malqui Tsedeque),
22 De tanto melhor aliança Yeschua foi feito fiador.
23 E, na êmeth, aqueles foram feitos Kohéns em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Elohím, vivendo sempre para interceder por eles.
26 Porque nos convinha tal Kohén Gadol, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
27 Que não necessitasse, como os sumos Kohéns, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28 Porque a toráh constitui sumos Kohéns a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da toráh, constitui ao Filho, perfeito para sempre.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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