Hebreus - [Ivrim] עברים (Judeu da Casa de Yahudah) - 12

Daniel Alves Pena

Hebreus - [Ivrim] עברים (Judeu da Casa de Yahudah) - 12
Yehudim (Judeu da Casa de Yahudah)
O nome "hebreus" vem do hebraico "Ivrim", que significa "descendentes de Héber"

1 Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
2 Olhando para Yeschua, autor e consumador da Emunah, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou o madeiro, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Elohím.
3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Há’Shem Y’H’W’H’, e não desmaies quando por ele fores repreendido;
6 Porque o Há’Shem Y’H’W’H’ corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.
7 Se suportais a correção, Elohím vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos ruarhs, para vivermos?
10 Porque aqueles, na êmeth, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11 E, na êmeth, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
12 Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
13 E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
14 Segui a schalom com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Há’Shem Y’H’W’H’;
15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Elohím, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
16 E ninguém seja devasso, ou profano, como Esav, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 E ao sonido da schofar, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;
20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo.
21 E tão terrível era a visão, que Moshêh disse: Estou todo assombrado, e tremendo.
22 Mas chegastes ao monte T’Siyón, e à cidade do Elohím vivo, à Yerushalayim celestial, e aos muitos milhares de melarríms;
23 À universal assembléia e congregação dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Elohím, o shofet de todos, e aos ruarhs dos justos aperfeiçoados;
24 E a Yeschua, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Havel.
25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
26 A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
27 E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Elohím agradavelmente, com reverência e piedade;
29 Porque o nosso Elohím é um fogo consumidor.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

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