Gálatas - גלטיא [Galutyah] – 04

Daniel Alves Pena
Gálatas - גלטיא [Galutyah] – 04

1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Elohím enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a toráh,
5 Para remir os que estavam debaixo do legalismo(preceitos de homens), a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 E, porque sois filhos, Elohím enviou aos vossos corações o Ruarh de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Elohím no Maschiyah. 
8 Mas, quando não conhecíeis a Elohím, servíeis aos que por natureza não são elohais.
9 Mas agora, conhecendo a Elohím, ou, antes, sendo conhecidos por Elohím, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres(legalismo humano), aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 
11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. 
12 Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. 
13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei as boas novas estando em fraqueza da carne;
14 E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um melarrím de Elohím, como Yeschua Ha’Maschiyah mesmo.
15 Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis. 
16 Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a êmeth?
17 Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que o Maschiyah seja formado em vós;
20 Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. 
21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo do legalismo(preceitos de homens [teichet namosa]), não ouvis vós a toráh? 
22 Porque está escrito que Avraham teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
23 Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
24 O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Shinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
25 Ora, esta hagar é Shinai, um monte da Arábia, que corresponde à Yerushalayim que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
26 Mas a Yerushalayim que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
27 Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
28 Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Yts’chak.
29 Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Ruarh, assim é também agora.
30 Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
31 De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo