Gálatas - גלטיא [Galutyah] – 03

Daniel Alves Pena
Gálatas - גלטיא [Galutyah] – 03

1 Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à êmeth(Torah), a vós, perante os olhos de quem Yeschua Ha’Maschiyah foi evidenciado, executado, entre vós?
2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Ruarh pelas obras do legalismo(Techeit Nomosa) ou pela pregação da Emunah?
3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Ruarh, acabeis agora pela carne?
4 Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
5 Aquele, pois, que vos dá o Ruarh, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas teichet nomosa legalismo, ou pela pregação da Emunah?
6 Assim como Avraham creu em Elohím, e isso lhe foi imputado como justiça. 
7 Sabei, pois, que os que são da Emunah são filhos de Avraham. 
8 Ora, tendo a Escritura previsto que Elohím havia de justificar pela Emunah os goiym, anunciou primeiro as boas novas a Avraham, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. 
9 De sorte que os que são da Emunah são benditos com o crente Avraham.
10 Todos aqueles, pois, que confiam no legalismo da observância da Torah(Preceitos de homens) estão debaixo da maldição; porque está escrito que malditos são todos aqueles que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da toráh, para fazê-las.
11 E é evidente que pela toráh ninguém será justificado diante de Elohím, porque o justo viverá da Emunah(isto é fé e guarda da torah). 
12 Ora, a toráh não é da Emunah; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
13 O Maschiyah nos resgatou da maldição da toráh, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (torah aponta o pecado)
14 Para que a bênção de Avraham chegasse aos goiym por Yeschua Ha’Maschiyah, e para que pela Emunah nós recebamos a promessa do Ruarh. 15 Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. 
16 Ora, as promessas foram feitas a Avraham e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é o Maschiyah.
17 Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Elohím no Maschiyah, a toráh, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
18 Porque, se a herança provém da toráh, já não provém da promessa; mas Elohím pela promessa a deu gratuitamente a Avraham.
19 Logo, para que é a toráh? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos melarríms na mão de um mediador.
20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Elohím é um.
21 Logo, a toráh é contra as promessas de Elohím? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma toráh que pudesse vivificar, a justiça, na êmeth, teria sido pela toráh.
22 Mas Tanach encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela Emunah em Yeschua Ha’Maschiyah fosse dada aos crentes. 
23 Mas, antes que a Emunah viesse, estávamos guardados debaixo da toráh, e encerrados para aquela Emunah que se havia de manifestar.
24 De maneira que a toráh nos serviu de aio, para nos conduzir o Maschiyah, para que pela Emunah fôssemos justificados.
25 Mas, depois que veio a Emunah, já não estamos debaixo de aio(isto é, não mais transgredimos a torah).
26 Porque todos sois filhos de Elohím pela Emunah no Maschiyah Yeschua.
27 Porque todos quantos fostes imergidos no Maschiyah já vos revestistes do Maschiyah.
28 Nisto não há yehudi nem arameu; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um no Maschiyah Yeschua.
29 E, se sois do Maschiyah, então sois descendência de Avraham, e herdeiros conforme a promessa.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo