Gálatas - גלטיא [Galutyah] – 02

Daniel Alves Pena
Gálatas - גלטיא [Galutyah] – 02

1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Yerushalayim com Bar Naba, levando também comigo Tito. 
2 E subi por uma revelação, e lhes expus as boas novas, que prego entre os goiym, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. 
3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo arameu, foi constrangido a circuncidar-se; 
4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos no Maschiyah Yeschua, para nos porem em servidão; 
5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a êmeth das boas novas permanecesse entre vós.
6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Elohím não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
7 Antes, pelo contrário, quando viram que as boas novas da incircuncisão me estava confiado, como a Kefá o da circuncisão
8 (Porque aquele que operou eficazmente em Kefá para o emissariado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os goiym),
9 E conhecendo Ya’akov, Kefáh e Yohanam, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Bar Naba, para que nós fôssemos aos goiym, e eles à circuncisão;
10 Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.
11 E, chegando Kefá à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Ya’akov, comia com os goiym; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros Yehudim também dissimulavam com ele, de maneira que até Bar Naba se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a êmeth das boas novas, disse a Kefá na presença de todos: Se tu, sendo yehudi, vives como os goiym, e não como yehudim, por que obrigas os goiym a viverem como Yehudim?
15 Nós somos Yehudim por natureza, e não transgressores da torah dentre os goiym.
16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da toráh, mas pela Emunah(fé e obras andam juntas) em Yeschua Ha’Maschiyah, temos também crido em Yeschua Ha’Maschiyah, para sermos justificados pela Emunah no Maschiyah, e não pelas obras da toráh; porquanto pelas obras da toráh nenhuma carne será justificada.(Emunah é a junção da fé mais obras da torah que é igual a justificação )
17 Pois, se nós, que procuramos ser justificados no Maschiyah, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura o Maschiyah ministro do pecado? De maneira nenhuma.
18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19 Porque eu, pela toráh, estou morto para este mundo, para viver para Elohím.
20 Já estou executado com o Maschiyah; e vivo, não mais eu, mas o Maschiyah vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na Emunah do Filho de Elohím, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
21 Não aniquilo a Hessed(misericórdia) de Elohím; porque, se a justiça provém da toráh, segue-se que o Maschiyah morreu debalde.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo