Yoh’náh [Pomba] יונה - Jonas 04

Daniel Alves Pena


Yoh’náh [Pomba]  יונה  - Jonas 04

1 Mas isso desagradou extremamente a Yoh’náh, e ele ficou irado.
2 E orou ao , e disse: Ah! YE’CHUA יהרה ! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Elohím compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
3 Peço-te, pois, ó YE’CHUA יהרה, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
4 E disse o YE’CHUAיהרה : Fazes bem que assim te ires?
5 Então Yoh’náh saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
6 E fez o YE’CHUA יהרה Elohím nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Yoh’náh, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Yoh’náh se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
7 Mas Elohím enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Elohím mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Yoh’náh; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua néfesch morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
9 Então disse Elohím a Yoh’náh: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
10 E disse o YE’CHUA יהרה: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
 


OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo