Yirmeyáhu [Y’H’W’H Eleva] ירמיעה - Jeremias 42

Daniel Alves Pena

Yirmeyáhu [Y’H’W’H Eleva] ירמיעה  - Jeremias 42

1 Então chegaram todos os capitães dos exércitos, e Yohanán, filho de Careá, e Yezanyáhu, filho de Hosaiyáhu, e todo o povo, desde o menor até ao maior,
2 E disseram a Yirmeyáhu, o navy: Aceita agora a nossa súplica diante de ti, e roga ao HA’SHEM יהרה  teu Elorrim, por nós e por todo este remanescente; porque de muitos restamos uns poucos, como nos vêem os teus olhos;
3 Para que o HA’SHEM יהרה  teu Elohim nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.
4 E disse-lhes Yirmeyáhu, o navy: Eu vos tenho ouvido; eis que orarei ao HA’SHEM יהרה  vosso Elorrimconforme as vossas palavras; e seja o que for que HA’SHEM יהרה  vos responder eu vo-lo declararei; não vos ocultarei uma só palavra.
5 Então eles disseram a Yirmeyáhu: Seja o HA’SHEM יהרה  entre nós testemunha verdadeira e fiel, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o HA’SHEM יהרה  teu Elohim.
6 Seja ela boa, ou seja má, à voz do HA’SHEM יהרה  nosso Elorrim, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do HA’SHEM יהרה  nosso Elohim.
7 E sucedeu que ao fim de dez dias veio a palavra do HA’SHEM יהרה  a Yirmeyáhu.
8 Então chamou a Yohanán, filho de Careá, e a todos os capitães dos exércitos, que havia com ele, e a todo o povo, desde o menor até ao maior,
9 E disse-lhes: Assim diz o HA’SHEM יהרה, Elohim de Ysrael, a quem me enviastes, para apresentar a vossa súplica diante dele:
10 Se de boa mente ficardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.
11 Não temais o rei de Babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o HA’SHEM יהרה  HA’SHEM , porque eu sou convosco, para vos salvar e para vos livrar da sua mão.
12 E vos concederei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós, e vos faça voltar à vossa terra.
13 Mas se vós disserdes: Não ficaremos nesta terra, não obedecendo à voz do HA’SHEM יהרה  vosso Elohim,
14 Dizendo: Não, antes iremos à terra do Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos som de trombeta, nem teremos fome de pão, e ali ficaremos,
15 Nesse caso ouvi a palavra do HA’SHEM יהרה  , ó remanescente de Yehudá: Assim diz o HA’SHEM יהרה  dos Exércitos, Elohim de Ysrael: Se vós absolutamente propuserdes a entrar no Egito, e entrardes para lá habitar,
16 Acontecerá que a espada que vós temeis vos alcançará ali na terra do Egito, e a fome que vós receais vos seguirá de perto no Egito, e ali morrereis.
17 Assim será com todos os homens que puseram os seus rostos para entrarem no Egito, a fim de lá habitarem: morrerão à espada, e de fome, e de peste; e deles não haverá quem reste e escape do mal que eu farei vir sobre eles.
18 Porque assim diz o HA’SHEM יהרה  dos Exércitos, Elohim de Ysrael: Como se derramou a minha ira e a minha indignação sobre os habitantes de Yerushalaim, assim se derramará a minha indignação sobre vós, quando entrardes no Egito; e sereis objeto de maldição, e de espanto, e de execração, e de opróbrio, e não vereis mais este lugar.
19 Falou o HA’SHEM יהרה  acerca de vós, ó remanescente de Yehudá! Não entreis no Egito; tende por certo que hoje testifiquei contra vós.
20 Porque vos enganastes a vós mesmos, pois me enviastes ao HA’SHEM יהרה  vosso Elohim, dizendo: Ora por nós ao HA’SHEM יהרה  nosso Elorrim; e conforme tudo o que disser o HA’SHEM יהרה  nosso Elohim, declara-no-lo assim, e o faremos.
21 E vo-lo tenho declarado hoje; mas não destes ouvidos à voz do HA’SHEM יהרה vosso Elohim, em coisa alguma pela qual ele me enviou a vós.
22 Agora, pois, sabei por certo que morrereis à espada, de fome e de peste no mesmo lugar onde desejais ir, para lá morardes.
 


OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo