Divrey Hayamim Beith (II Crônicas - Relatos dos dias) דברי הימים ב - II Crônicas 24

Daniel Alves Pena

Divrey Hayamim Beith (II Crônicas - Relatos dos dias) דברי הימים ב - II Crônicas 24

1 Tinha Yehoás sete anos de idade quando começou a reinar, e quarenta anos reinou em Yerushalaim; e era o nome da sua mãe Zibia, de Bersheba.
2 E fez Yohás o que era reto aos olhos do YE’CHUAיהרה, todos os dias do Kohén Yohiadá.
3 E tomou-lhe Yohiadá duas mulheres, e gerou filhos e filhas.
4 E, depois disto, Yeohás resolveu renovar a casa do YE’CHUA יהרה.
5 Reuniu, pois, os Kohéns e os levitas, e disse-lhes: Saí pelas cidades de Yehudá, e levantai dinheiro de todo o Ysrael para reparar a casa do vosso Elohím de ano em ano; e vós, apressai este negócio. Porém os levitas não se apressaram.
6 E o rei chamou a Yohiadá, o chefe, e disse-lhe: Por que não requereste dos levitas, que trouxessem de Yehudá e de Yerushalaim o tributo que Moshêh, servo do YE’CHUA יהרה, ordenou à congregação de Ysrael, para a tenda do testemunho?
7 Porque, sendo Atalia ímpia, seus filhos arruinaram a casa de Elohím, e até todas as coisas sagradas da casa do YE’CHUA יהרה empregaram em Baalins.
8 E o rei, pois, deu ordem e fizeram um cofre, e o puseram fora, à porta da casa do YE’CHUA יהרה.
9 E publicou-se em Yehudá e em Yerushalaim que trouxessem ao YE’CHUA יהרה o tributo de Moshêh, o servo de Elohím, ordenado a Ysrael no deserto.
10 Então todos os príncipes e todo o povo se alegraram, e o trouxeram e o lançaram no cofre, até que ficou cheio.
11 E sucedia que, quando levavam o cofre pelas mãos dos levitas, segundo o mandado do rei, e vendo-se que já havia muito dinheiro, vinha o escrivão do rei, e o oficial do Kohén Gadol, e esvaziavam o cofre, e tomavam-no e levavam-no de novo ao seu lugar; assim faziam de dia em dia, e ajuntaram dinheiro em abundância.
12 O qual o rei e Yohiadá davam aos que tinham o encargo da obra do serviço da casa do YE’CHUA יהרה; e contrataram pedreiros e carpinteiros, para renovarem a casa do YE’CHUA יהרה; como também ferreiros e serralheiros, para repararem a casa do YE’CHUA יהרה.
13 E os que tinham o encargo da obra faziam com que o trabalho de reparação fosse crescendo pelas suas mãos; e restauraram a casa de Elohím no seu estado, e a fortaleceram.
14 E, depois de acabarem, trouxeram ao rei e a Yohiadá o resto do dinheiro, e dele fizeram utensílios para a casa do YE’CHUA יהרה, objetos para ministrar e oferecer, colheres, vasos de ouro e de prata.
E continuamente sacrificaram holocaustos na casa do YE’CHUA יהרה, todos os dias de Yohiadá.
15 E envelheceu Yohiadá, e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu.
16 E o sepultaram na cidade de Davi com os reis; porque tinha feito bem em Ysrael, e para com Elohím e a sua casa.
17 Porém, depois da morte de Yohiadá vieram os príncipes de Yehudá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu.
18 E deixaram a casa do YE’CHUA  יהרה Elohím de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos terafins. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Yehudá e Yerushalaim.
19 Porém enviou navys entre eles, para os reconduzir ao YE’CHUA יהרה, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos.
20 E o Ruarh de Elohím revestiu a Zekarraryáhu, filho do Kohén Yohiadá, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Elohím: Por que transgredis os mandamentos do YE’CHUA יהרה, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao YE’CHUA יהרה, também ele vos deixará.
21 E eles conspiraram contra ele, e o apedrejaram por mandado do rei, no pátio da casa do YE’CHUA יהרה.
22 Assim o rei Yohás não se lembrou da beneficência que Yohiadá, pai de Zekarraryáhu, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O YE’CHUA יהרה o verá, e o requererá.
23 E sucedeu que, decorrido um ano, o exército da Síria subiu contra ele; e vieram a Yehudá e a Yerushalaim, e destruíram dentre o povo a todos os seus príncipes; e enviaram todo o seu despojo ao rei de Damasco.
24 Porque ainda que o exército dos sírios viera com poucos homens, contudo o YE’CHUA יהרה entregou na sua mão um exército mui numeroso, porquanto deixaram ao YE’CHUA יהרה Elohím de seus pais. Assim executaram juízos contra Yohás.
25 E, quando os sírios se retiraram, deixaram-no gravemente ferido; então seus servos conspiraram contra ele por causa do sangue do filho do Kohén Yohiadá, e o feriram na sua cama, e morreu; e o sepultaram na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.
26 Estes, pois, foram os que conspiraram contra ele; Zabade, filho de Simeate, a amonita, e Yeozabade, filho de Sinrite, a moabita.
27 E, quanto a seus filhos, e à grandeza do cargo que se lhe impôs, e à restauração da casa de Elohím, eis que estão escritos no livro da história dos reis; e Amaziyah, seu filho, reinou em seu lugar.

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo