Yehoshua [Salvação de Há’Shem] יהךשע Josué 14


Daniel Alves Pena



Yehoshua [Salvação de Há’Shem] יהךשע Josué  14



1 Isto, pois, é o que os filhos de Ysrael tiveram em herança, na terra de Kená’an, o que Eleazar, o Kohén, e Yehoshua, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos filhos de Ysrael lhes fizeram repartir,

2 Por sorte da sua herança, como o YHVH יהרה ordenara, pelo ministério de Moshêh, acerca das nove tribos e da meia tribo.

3 Porquanto às duas tribos e à meia tribo já dera Moshêh herança além do Yarden; mas aos levitas não tinha dado herança entre eles.
4 Porque os filhos de Yosef eram duas tribos, Menasché e Efraim, e aos levitas não se deu herança na terra, senão cidades em que habitassem, e os seus arrabaldes para seu gado e para seus bens.
5 Como o YHVH  יהרה ordenara a Moshêh, assim fizeram os filhos de Ysrael, e repartiram a terra.
6 Então os filhos de Yehudá chegaram a Yehoshua em Guilgal; e Calebe, filho de Yefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o YHVH יהרה falou a Moshêh, homem de Elohím, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
7 Quarenta anos tinha eu, quando Moshêh, servo do YHVH יהרה, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
8 Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao YHVH  יהרה meu Elohím.
9 Então Moshêh naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao YHVH  יהרה meu Elohím.
10 E agora eis que o YHVH יהרה me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o YHVH יהרה falou esta palavra a Moshêh, andando Ysrael ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moshêh me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o YHVH יהרה falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o YHVH יהרה será comigo, para os expulsar, como o YHVH יהרה disse.
13 E Yehoshua o abençoou, e deu a Calebe, filho de Yefoné, a Hebrom em herança.
14 Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Yefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao YHVH יהרה Elohím de Ysrael.
15 E antes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.
 

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo