Shemot [Nomes] שמךת - Êxodo 31

Daniel Alves Pena

Shemot [Nomes] שמךת - Êxodo 31


1 Depois falou o YHVH יהרה a Moshêh, dizendo:
2 Eis que eu tenho chamado por nome a Betsalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Yehudá,
3 E o enchi do Ruarh de Elohím, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,
4 Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
5 E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.
6 E eis que eu tenho posto com ele a Aholiabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.
7 A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda;
8 E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso;
9 E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;
10 E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Aaron o Kohén(Sacerdote), e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;
11 E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.
12 Falou mais o YHVH יהרה a Moshêh, dizendo:
13 Tu, pois, fala aos filhos de Ysrael, dizendo: Certamente guardareis meus Shabats; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o YHVH יהרה, que vos santifica.
14 Portanto guardareis o Shabat, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela néfesch será eliminada do meio do seu povo.
15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o Shabat do descanso, santo ao ; qualquer que no dia do Shabat fizer algum trabalho, certamente morrerá.
16 Guardarão, pois, o Shabat os filhos de Ysrael, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
17 Entre mim e os filhos de Ysrael será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o YHVH יהרה os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
18 E deu a Moshêh (quando acabou de falar com ele no monte Shinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Elohím.



 

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo