Devarím [Palavras] דברים Deuteronômio 31

Daniel Alves Pena

Devarím [Palavras] דברים Deuteronômio 31



1 Depois foi Moshêh, e falou estas palavras a todo o Ysrael,

2 E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o HA’SHEM יהרה me disse: Não passarás o Yarden.

3 O YHVH יהרה teu Elohím passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Yehoshua passará adiante de ti, como o HA’SHEM יהרה tem falado.
4 E o YHVH יהרה lhes fará como fez a Sihom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu.
5 Quando, pois, o YHVH יהרה vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado.
6 Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o YHVH  יהרה teu Elohím é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
7 E chamou Moshêh a Yehoshua, e lhe disse aos olhos de todo o Ysrael: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o YHVH יהרה jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
8 O YHVH יהרה , pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
9 E Moshêh escreveu esta lei, e a deu aos Kohéns, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do HA’SHEM יהרה, e a todos os anciãos de Ysrael.
10 E ordenou-lhes Moshêh, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
11 Quando todo o Ysrael vier a comparecer perante o YHVH יהרה teu Elohím, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Ysrael aos seus ouvidos.
12 Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao YHVH יהרה vosso Elohím, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
13 E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao YHVH יהרה vosso Elohím, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Yarden, para a possuir.
14 E disse o YHVH יהרה a Moshêh: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; chama a Yehoshua, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moshêh e Yehoshua, e se apresentaram na tenda da congregação.
15 Então o YHVH יהרה apareceu na tenda, na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem estava sobre a porta da tenda.
16 E disse o YHVH יהרה a Moshêh: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os elohais estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.
17 Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu ‘Elo(rr)hím não está no meio de mim?
18 Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros elohais.
19 Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Ysrael; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Ysrael.
20 Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros Terafins, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
21 E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua boa imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
22 Assim Moshêh escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Ysrael.
23 E ordenou a Yehoshua, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Ysrael na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
24 E aconteceu que, acabando Moshêh de escrever num livro, todas as palavras desta lei,
25 Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do YHVH יהרה, dizendo:
26 Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do YHVH יהרה vosso Elohím, para que ali esteja por testemunha contra ti.
27 Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o YHVH יהרה; e quanto mais depois da minha morte?
28 Ajuntai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, e aos seus ouvidos falarei estas palavras, e contra eles por testemunhas tomarei o céu e a terra. 
29 Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos do YHVH יהרה, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos.
30 Então Moshêh falou as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Ysrael, até se acabarem.
 



OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo