Devarím [Palavras] דברים Deuteronômio 10

Daniel Alves Pena

Devarím [Palavras] דברים Deuteronômio 10



1 Naquele mesmo tempo me disse o YHVH יהרה : Alisa duas tábuas de pedra,

2 E naquelas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca.

3 Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão.
4 Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o YHVH יהרה vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o YHVH יהרה mas deu a mim;
5 E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o YHVH יהרה me ordenou.
6 E partiram os filhos de Ysrael de Beerote-Bene-Yaakam a Moserá; ali faleceu Aaron, e ali foi sepultado, e Eleazar, seu filho, administrou o sacerdócio em seu lugar.
7 Dali partiram a Gudgodá, e de Gudgodá a Yotbatá, terra de ribeiros de águas.
8 No mesmo tempo o YHVH יהרה separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do YHVH יהרה, para estar diante do YHVH יהרה, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.
9 Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o YHVH יהרה é a sua herança, como o YHVH יהרה teu Elohím lhe tem falado.
10 E eu estive no monte, como nos primeiros dias, quarenta dias e quarenta noites; e o YHVH יהרה me ouviu ainda por esta vez; não quis o YHVH יהרה destruir-te.
11 Porém o YHVH יהרה me disse: Levanta-te, põe-te a caminho adiante do povo, para que entrem, e possuam a terra que jurei dar a seus pais.
12 Agora, pois, ó Ysrael, que é que o YHVH יהרה teu Elohím pede de ti, senão que temas o YHVH יהרה teu Elohím, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao YHVH יהרה teu Elohím com todo o teu coração e com toda a tua néfesch,
13 Que guardes os mandamentos do YHVH יהרה, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
14 Eis que os céus e os céus dos céus são do YHVH יהרה teu Elohím, a terra e tudo o que nela há.
15 Tão-somente o YHVH יהרה se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.
16 Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração[Brit’Milá], e não mais endureçais a vossa cerviz.
17 Pois o YHVH יהרה vosso Elohím é o Elohím dos elohais, e o senhor dos senhores, o Elohím grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
18 Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
19 Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
20 Ao YHVH יהרה teu Elohím temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.
21 Ele é o teu louvor e o teu Elohím, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto.
22 Com setenta néfeschs teus pais desceram ao Egito; e agora o YHVH יהרה teu Elohím te pôs como as estrelas dos céus em multidão. 



OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo