Bereshit [No princípio] בראשית - Gênesis 28

Daniel Alves Pena

Bereshit [No princípio] בראשית - Gênesis 28

1 E Yts’chak chamou a Ya’akov, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Kená’an;
2 Levanta-te, vai a Padã-Aram, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
3 E Elohím Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
4 E te dê a bênção de Avraham, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Elohím deu a Avraham.
5 Assim despediu Yts’chak a Ya’akov, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rivkah, mãe de Ya’akov e de Esaú.
6 Vendo, pois, Esaú que Yts’chak abençoara a Ya’akov, e o enviara a Padã-Aram, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Kená’an;
7 E que Ya’akov obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Aram;
8 Vendo também Esaú que as filhas de Kená’an eram más aos olhos de Yts’chak seu pai,
9 Foi Esaú a Ysmael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Mahalate filha de Ysmael, filho de Avraham, irmã de Nebaiote.
10 Partiu, pois, Ya’akov de Bersheba[Be’érschava], e foi a Haram;
11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os melarríms de Elohím subiam e desciam por ela;
13 E eis que o YHVH יהרה estava em cima dela, e disse: Eu sou o YHVH יהרה Elohím de Avraham teu pai, e o Elohím de Yts’chak; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
14 E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
15 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
16 Acordando, pois, Ya’akov do seu sono, disse: Na verdade o YHVH יהרה está neste lugar; e eu não o sabia.
17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Elohím; e esta é a porta dos céus.
18 Então levantou-se Ya’akov pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu traveseeiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
19 E chamou o nome daquele lugar Betel[Bet’El;Casa de Elohím]; o nome porém daquela cidade antes era Or[Luz].
20 E Ya’akov fez um voto, dizendo: Se Elohím for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o YHVH יהרה me será por Elohím;
22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Elohím; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

 


OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo