Bereshit [No princípio] בראשית - Gênesis 16

Daniel Alves Pena

Bereshit [No princípio] בראשית - Gênesis 16

1 Ora Sarái, mulher de Avram, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Hagar.
2 E disse Sarái a Avram: Eis que o YHVH יהרה me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Avram a voz de Sarái.
3 Assim tomou Sarái, mulher de Avram, a Hagar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Avram seu marido, ao fim de dez anos que Avram habitara na terra de Kená’an.
4 E ele possuiu a Hagar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
5 Então disse Sarái a Avram: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o YHVH יהרה julgue entre mim e ti.
6 E disse Avram a Sarái: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarái, e ela fugiu de sua face.
7 E o melarrím do YHVH יהרה [Malákr;Mensageiro] a achou junto a uma
8 E disse: Hagar, serva de Sarái, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarái minha senhora.
9 Então lhe disse o melarrím do YHVH יהרה: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
10 Disse-lhe mais o melarrím do YHVH יהרה: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
11 Disse-lhe também o melarrím do YHVH יהרה: Eis que concebeste, e darás
à luz um filho, e chamarás o seu nome Ysmael[Elohím Ouve]; porquanto o YHVH יהרה ouviu a tua aflição.
12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
13 E ela chamou o nome do YHVH יהרה, que com ela falava: Tu és Elohím Que Me Vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
14 Por isso se chama aquele poço de Beer-Lahai-Rói[Poço do Vivente Que Me Vê]; eis que está entre Cades e Berede.
15 E Hagar deu à luz um filho a Avram; e Avram chamou o nome do seu filho que Hagar tivera, Ysmael.
16 E era Avram da idade de oitenta e seis anos, quando Hagar deu à luz Ysmael.

 

OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo