Bereshit [No princípio] בראשית - Gênesis 14

Daniel Alves Pena

Bereshit [No princípio] בראשית - Gênesis 14

1 E aconteceu nos dias de Anrafel, rei[Mélekr] de Shinar, Arioque, rei de Elassar, Quedorlaómer, rei de Elám, e Tidál, rei de Goim,
2 Que estes fizeram guerra a Béra, rei de Sedoma, a Birshá, rei de Gomorra, a Shinabe, rei de Admá, e a Sheméber, rei de Tseboím, e ao rei de Béla que é Tsoar.
3 Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim que é o Mar Salgado[Mar Morto].
4 Doze anos haviam servido a Quedorlaómer, mas ao décimo terceiro ano rebelaram-se.
5 E ao décimo quarto ano veio Quedorlaómer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos refains em Ashteroth-Carnáim, e aos zuzins em Ham, e aos emins em Shavé-Quiriatáim,
6 E aos horeus no seu monte Seir, até El-[Planície de]Parã que está junto ao deserto.
7 Depois tornaram e vieram a En-[Planície de]Mishpate, que é Cádesh e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hatzatzom-Tamar.
8 Então saiu o rei de Sedoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Tsebóim, e o rei de Bela, esta é Tsóar, e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim,
9 Contra Quedorlaómer, rei de Elám, e Tidál, rei de Goim, e Anrafel, rei de Shinár, e Arioque, rei de Elassár; quatro reis contra cinco.
10 E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sedoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte.
11 E tomaram todos os bens de Sedoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.
12 Também tomaram a Lót, que habitava em Sedoma, filho do irmão de Avram, e os seus bens, e foram-se.
13 Então veio um, que escapara, e o contou a Avram,o hebreo[Há’Ivrí]; ele habitava em Eloné junto dos carvalhais de Manré, o amorreu, irmão de Eshcol, e irmão de Anér; eles eram confederados de Avram.
14 Ouvindo, pois, Avram que o seu irmão estava preso, armou os seus iniciados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus servos, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Lót, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
17 E o rei de Sedoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaómer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Shavé, que é o vale do rei.
18 E Malki-Tsédek[Rei da Justiça de Elohím], rei de Shalém, trouxe pão e vinho; e era este Kohén[Sacerdote] do Elohím Elyón [Elohím Altíssimo].
19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Avram pelo Elohím Elyon[Altíssimo], o Possuidor dos céus e da terra;
20 E bendito seja o Elohím Elyon, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Avram deu-lhe o dízimo de tudo.
21 E o rei de Sedoma disse a Avram: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
22 Avram, porém, disse ao rei de Sedoma: Levantei minha mão ao YHVH יהרה, o Elohím Elyon, o Possuidor dos céus e da terra,
23 Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Avram;
24 Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Anér, Eshcol e Manré; estes que tomem a sua parte.



OBSERVAÇÃO: Pesquisas, adições, comentários e ajustes feitos por Daniel Alves Pena.

”Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento do que eu”.

Compartilhe este artigo:
Dicionário de vocábulos: DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

« Pagina Anterior Próxima Pagina » Página inicial
 
Copyright © 2014. Original Bíblico - ORBI - All Rights Reserved
Extensão do site: Restauracionismo